segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Chat, um recurso com possibilidades educativas


O chat é uma ferramenta dinâmica, muito usada pelos jovens, por possibilitar conversas em tempo real, através do envio e recebimento de mensagens rápidas. É um meio que pode ser utilizado como recurso pedagógico, favorecendo a interação entre professores e alunos, de forma descontraida.

Conheçam a história de Adriano, Mauriléia e Uiliane, uma equipe que decidiu introduzir novas formas de educar por meio da tecnologia e fazer do ensino aprendizado um meio de prazer e satisfação para o educando. Disponível no endereço: http://educarnochat.blogspot.com/.
Outros educadores compactuam com este pensamento, confira no texto abaixo.

O CHAT COMO UMA FERRAMENTA EDUCATIVA

Viviane de Oliveira Pereira
Hermínio Borges Neto

1 Educação e Tecnologias
A utilização do computador como ferramenta de ensino está sendo uma idéia cada vez mais difundida nas escolas. Percebe-se a importância desse instrumento em sala de aula na seguinte citação: “(...) Cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como um recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mostra que é possível alterar o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem” (Valente, 1993: 15).

Este é um momento de transformação da sociedade, quando as escolas modificam sua rotina, dando espaço à modernidade, às estruturas que  possibilitam uma relação mais intensa entre homem, máquina e mundo. Portanto, “a escola não pode desconhecer esta realidade que se aproxima com o novo milênio e, muito menos, caminhar em sentido oposto ao que ocorre do lado de fora dos seus muros” (Pretto, 1996, página 98). Através da rede de informação, onde um computador ligado à Internet oferece...

________________________________________________________ 

Veja também, algumas dicas de Adriana Vieira sobre o uso da chat, no trabalho com textos.

Para usar o chat na escola
Algumas sugestões para o professor que pretende incluir o bate-papo virtual nas suas aulas
·         Combine com a classe regras aceitáveis de uso da Internet
·         Faça antes uma motivação com a turma fora do computador
·         Teste a ferramenta de chat antes da aula para entender todos os recursos
·         Peça para os alunos se identificarem pelo nome e não apelidos, pois assim é mais fácil acompanhar a participação
·         Elabore antecipadamente um roteiro de análise com questões a serem inseridas
·         Salve o debate em um documento no seu computador para depois dar uma seqüência, como comparar debates
Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=17

8 comentários:

  1. A tecnologia foi criada com o intuito de levar todos a crescer de forma mais rapida e sermos capazes de acrescentar ao nosso mundo pessoas mais chegadas e sermos amigos sempre.

    ResponderExcluir
  2. É sem dúvida um jeito novo e super moderno de se comunicar , já dizia o Chacrinha "Quem não se comunica se estrumbica", E agora, eu diria: quem não vai pro chat se chateia. Mas deixando de lado a piada, e falando sério é muito interessante a abordagem do economista Ladislau Dowbor, e não precisamos ter medo desta modernidade, precisamos é conhecê-la e dominar para bem utilizá-la como recurso didático nas nossas aulas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliane,

    A comunicação aproxima mais as pessoas. Isto é importante no âmbito educacional.

    Abraços.
    Cida
    _____________________________________________
    Oi Vilma,

    A comparação foi legal... rss
    O pensamento positivo e a iniciativa são passos importantíssimos neste processo.

    Abraços.
    Cida

    ResponderExcluir
  4. É necessário que os educadores se coloquem no lugar do aluno e estejam atentos a perceber a importancia de aulas com estilo atualizado e dinamico, não mais preso exclusivamente ao giz e saliva. Quando identificamos novos metodos de educação percebemos o prazer em fazer das aulas um momento de interação, aprendizagem socilização além fronteiras. Amo ser e fazer das aulas um momento de mutua aprendizagem, como afirma Sócrates "Só sei que nada sei"!

    ResponderExcluir
  5. O uso de recursos da informática em sala de aula veio acrescentar aos nossos alunos, uma moderna e atrativa interação com outras pessoas de forma rápida e precisa, como no caso do (Chat). E, além disso, a internet amplia o conhecimento por meio de inúmeras e ricas fontes de pesquisas que nos deixam atualizados dos fatos do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, Kênio, a empatia possibilita ao professor conhecer os interesses e necessidades dos alunos, escolher novos caminhos para que o ensino aprendizagem ocorra de uma uma forma agradável.

    É verdade, Janete. O aluno, quando acompanhado pelo professor, consegue extrair informações úteis e atuais da internet e o chat é uma ferramenta com possibilidades de interação que torna a aprendizagem mais atrativa.

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia, Não há porque negar que quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes (e de algumas antigas).

    ResponderExcluir