quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Blog como recurso pedagógico

A criação deste blog tem como objetivo auxiliar os professores a utilizarem este recurso como ferramenta pedagógica.

Trabalharemos com o Blogger pela sua característica dinâmica e facilidade de utilização.

Orientaremos desde o cadastro de uma conta no google para a criação do Blog até a publicação de postagens, vídeos, configurações, alteração de design, compartilhar arquivos, criação de chat, etc.

No mesmo curso será explorada a utilização do Google Docs para compartilhar arquivos, que poderão fazer parte da Edição de Páginas do Blog. Haverá um espaço para troca de informações e será incentivado o compartilhamento de projetos interessantes, desenvolvidos pelas escolas.

Confira a opinião da autora, no texto abaixo, sobre a utilização deste recurso pelos professores.

UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Ana Claudia Teixeira Machado

1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século XX, com o advento da Sociedade do Conhecimento, a exigência da superação da reprodução para a produção do conhecimento instiga a buscar novas fontes de investigação, tanto na literatura, quanto na rede informatizada. A "Era das Relações" (Moraes,1997), com a globalização, passa a exigir conexões, parcerias, trabalho conjunto e inter-relações, no sentido de ultrapassar a fragmentação e a divisão em todas as áreas do conhecimento.
A interatividade ganha centralidade na cibercultura, pois ocorre a mudança de paradígmas, passando da transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade), causando uma modificação radical no esquema clássico de informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor. Torna-se essencial um olhar concreto acerca das potencialidades da World Wide Web na prática pedagógica, devendo esta ser encarada positivamente dado que proporciona ao aluno a descoberta da informação e, como se pretende, coloca-o num lugar privilegiado ao lhe ser dada a possibilidade de se tornar um produtor de informação para a Web. ( D’ Eça, 1998)

As ferramentas da Web 2.0 e o papel do professor
Com o desenvolvimeto das redes telemáticas, da World Wide Web e mais recentemente da Web 2.0, temos a colaboração como um lugar comum nas aplicações e atividades centradas na web, possibilitando a mão dupla da comunicação, que potencializa as situações de aprendizagem/ensino, deixando de ser apenas disponibilizadoras de informação.
As ferramentas da Web 2.0, que tem surgido com uma certa velocidade, criam novas possibilidades para os processos e situações de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas para ampliar a capacidade dos alunos.
Nesse contexto, o papel do professor é fundamental, no meio de toda essa revolução da informação, pois é ele o facilitador da aprendizagem dos seus alunos, utilizando também recursos tecnológicos. Tornando-se o principal transformador desse novo ambiente, dependendo dele a didática, a abordagem e o rumo das aulas, como sempre foi, só que, agora, transformada em alguns detalhes, com novas ferramentas tecnológicas.
Através da utilização dos recursos da web 2.0, o professor pode ajudar a ampliar a capacidade dos alunos de elaborar textos, pesquisar sobre um assunto, emitir opinião e debater com outros usuários, através de portifólios digitais de coletivos inteligentes que aprendem/ensinam em redes de colaboração, projetos de aprendizagem (ou de ensino) que poderão ser melhor e mais dinamicamente gerenciados por professores e/ou dinamizadores de aprendizagens, utilizando as ferramentas que existem (e que vão surgir) neste novo paradigma.

A utilização do Blog como recurso pedagógico
Os blogs são um dos recursos de publicação mais utilizados naquilo que Tim Berners- Lee, criador da WWW, chamou da “Web da leitura/escrita” [read/write Web]. Integra a categoria do que é chamado software social, que vem sendo definido como uma ferramenta, (para aumentar habilidades sociais e colaborativas humanas), como um meio (para facilitar conexões sociais e o intercâmbio de informações) e como u ma ecologia (permitindo um “sistema de pessoas, práticas, valores e tecnologias num ambiente particular local”) (SUTER; ALEXANDER; KAPLAN, 2005).
Tão importante quanto utilizar os blogues como ferramenta de publicação na web é transformá-lo num espaço para interações e/ou conversações entre todos. Não se trata de se tornar apenas uma ferramenta de leitura ou escrita, mas sobretudo, uma ferramenta que incentive a interação entre os aprendizes.
A idéia dos blogues em contextos educacionais, sobretudo como ferramenta de apoio às aprendizagens, deve estar focada na interação entre aqueles que aprendem, os recursos educacionais e aqueles que são, supostamente, os mais experientes (os professores).
Cabe ressaltar, que o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A utilização das TIC e das ferramentas da web 2.0, em especial o blog, não devem ser consideradas apenas como ferramentas e recursos de informação e comunicação eletrônica, mas um investimento na criação de competências e isso não virá apenas pela democratização do acesso à educação, mas pela qualidade do processo educativo, que promovam interações e experiências educativas.
As tecnologias devem ser colocadas como instrumentos a serviço da educação, possibilitando condições para que sejam estabelecidas relações privilegiadas com o aluno, entre alunos e desses com os professores e o meio, transformando o seu modo de pensar e agir, levando-os a interrogar-se e a repensar as estratégias utilizadas para a criação de novos esquemas e estruturas cognitivas.

Perfil do Autor
Pós graduada em Educação a Distância. Especialista em Supervisão Escolar. Licenciada em Pedagogia. Experiência na área da educação, com ênfase em EaD, atuando principalmente nos seguintes temas: tutoria, ambiente virtual de parendizagem e tecnologias educativas. Desenvolvedora, administradora e tutora do AVA www.educacaovirtual.net/moodle. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância. Autora do livro Desmistificando o Moodle: um guia prático para prodessores. Professora da UNIVIMA.

4 comentários:

  1. Ao fazer o curso"Como criar um blog no blogger" na semana passada, percebi a inportância da tecnologia na sala de aula. Devemos ir onde nossos alunos estão e como a internet é algo já tão presente na vida deles, devemos nos adequar.Vi que através do blog que por mim foi criado posso ir além muito mais além do que o blá, blá da sala de aula e estarei falando a variedade linguística do aluno.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Sany.

    Esta é a proposta; utilizar ferramentas tecnológicas com o objetivo de oferecer aulas significativas.

    Vamos divulgar esta idéia.

    Abraços.
    Cida

    ResponderExcluir
  3. nair Jenipapo de Minas30 de maio de 2011 às 17:16

    Ainda estou engatinhando na criação de Blogs, mas ao iniciar o curso aqui e Janipapo de Minas,pude perceber sua importancia para educação em geral, quantas vezes não acessava blogs, e me perguntava como era feito isso ou aquilo no blog, pude perceber que será uma otima ferramenta que me acompanhará por toda vida...

    ResponderExcluir
  4. Que bom, Nair.

    Fico feliz por ter contribuído com este pensamento.
    Conte comigo.

    Abraços
    Cida

    ResponderExcluir