Dicas de Informática

FACILIDADES DO GOOGLE

O Google é, sem dúvida, a máquina de busca mais usada no mundo atual. Além de ser acessado para a realização de pesquisas por estudantes, professores e usuários diversos, auxilia algumas instituições e autoridades em buscas de dados que contribuam com a elaboração de soluções para assuntos de grande repercussão.
As diversas opções de filtrar informações e o recurso de “pesquisa avançada” fornecem resultados mais precisos, poupando nosso tempo de busca.
Relacionei algumas dicas que podem nos auxiliar nas pesquisas do dia a dia:
  • Digitar o termo que deseja pesquisar, espaço e filetype:pdf para encontrar arquivos com outras extensões:dinâmicas filetype:pdf
  • Pesquisar um assunto em sites de um determinado domínio:ensino fundamental site:mec.gov.br
  • Para restringir a busca em documentos que contenham assuntos relacionados apenas ao termo procurado, digite o termo entre aspas:"Artesanato do Vale do Jequitinhonha";
  • Caso queira procurar por um assunto com exceção de uma categoria:Jogos escolares -infantis
  • Para pesquisas alguns termos semelhantes utilize o ~:~cidadania
  • Para pesquisar alguns conceitos e definições de termos em enciclopédias ou glossários online:Define: educação
  • O google não é sensível a busca por letras maiúsculas, minúsculas ou palavras acentuadas.
  • Podemos utilizar a opção OR para pesquisar sites com uma ou outra palavra:
    trabalho OR serviço
  • Podemos realizar cálculos utilizando os sinais +, -, /, * e ( como uma calculadora normal:(2 ((2 * 3) + 4 - 2)) – 10
  • Quando preciso encontrar determinado dado em um intervalo de tempo, basta digitar o que procuro e dois pontos entre o primeiro e o segundo intervalo:melhores filmes 2004..2009
  • Para buscar por determinadas palavras em um local específico:
    inurl:interação - buscar por interação no endereço da página;
    intitle:interação
    - buscar por interação nos títulos;
    intext:interação
    - buscar por interação nos textos.
        Fonte: http://www.umpedacinhodasgerais.blogspot.com/

PASSOS PARA COMPARTILHAR DOCUMENTOS NO GOOGLE DOCS

Google Docs: recurso que possibilita a realização de atividades com documentos de forma compartilhada; uma alternativa que favorece o trabalho coletivo e a troca de conhecimentos, entre outras vantagens: os alunos podem efetuar alterações nos documentos em tempo real, não ocupa espaço no HD e os
arquivos são armazenados com segurança; possibilidade de consultar os arquivos em qualquer computador que tenha acesso a internet, além de ser um serviço gratuito.
  1. Compartilhar documentos:
    1.       Acesse o Google;
    2.       Clique no link mais e em Docs;
    3.       Faça o login;
    4.       Clique em upload (carregamento) para buscar o(s) arquivo(s);
    5.       Clique em Select files to upload (selecione os arquivos para o carregamento);
    6.       Clique em start upload (iniciar carregamento);
    7.       Ao finalizar o upload clique em back to Google docs (regressar ao google docs);
    8.       Clique com o botão direito sobre o arquivo que deseja compartilhar, clique em share, (compartilhar) depois, em sharing settings (definições de partilha) para configurar o compartilhamento.
    9.       Permissões:
    10.  Private - Only the people listed below can access (somente as pessoas abaixo podem acessar)
    a.       Digite os e-mails abaixo de Add People;
    b.      Marque a opção can edit (pode editar) ou can view (pode ver)
    c.       Há possibilidade de digitar uma mensagem para enviar junto ao documento compartilhado;
    d.      Clique em share (compartilhar) e close (fechar)
    e.      Caso tenha permitido a edição do documento compartilhado, todos que o receberem poderão fazer modificações e as mesmas serão salvas e compartilhadas automaticamente.
    11.   Public on the web - Anyone on the Internet can find and view  (Público na web - Qualquer pessoa na Internet pode localizar e visualizar);
    a.       Clique em change (mudança);
    b.      Marque a opção public on the web (público na Web);
                                                                   i.      Ainda, se desejar, pode permitir que qualquer pessoa acesse e altere, marcando a opção: Allow anyone to edit (no sign-in required).
    c.       Clique em salvar;
    d.      Copie o link que aparece selecionado e clique em close (fechar)
    e.      Para inserir o documento compartilhado no blog:
                                                                   i.      Crie uma postagem ou uma página
                                                                 ii.      Clique na ferramenta link
                                                                iii.      No endereço da web cole o link copiado
                                                               iv.      No texto a ser exibido digite o nome do arquivo
                                                                 v.      Clique em ok e em publicar página ou postagem.
Confira outras vantagens de utilizar o Google Docs acessando o site abaixo:
CUIDADOS COM A POSTURA AO USAR O COMPUTADOR

Digitação
Na digitação evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, procure realizar uma digitação suave; conserve as mãos retas.
Conforto para os olhos
Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelão sobre ele. Ou, então, compre uma proteção antiofuscante, também conhecida por protetor de tela.
De olho na tela
A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.
Conforto para o corpo
Quando você esta de pé, seu peso é distribuído pela coluna lombar, favorecendo o equilíbrio do corpo. Permanecendo horas sentado, sua coluna recebe uma dose de esforço extra. Nesse caso, procure manter a curva natural das costas (em formato de S). Uma boa dica: coloque um travesseiro na parte inferior da coluna para ajustar a curva lombar.
Atenção com a cabeça e o pescoço
As dores de coluna estão, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da cabeça e do pescoço. Para reduzir as chances de lesões na cabeça e no pescoço, evite torcê-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, também, um suporte de papéis para eliminar movimentos laterais com a cabeça.
Capriche na cadeira
Priorize a compra de uma cadeira confortável, ótimo acessório para minimizar o estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustável (para frente e para trás), que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a região lombar, descanso de braço com almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas.
Boa Circulação
Digite com os braços formando um ângulo de 90 graus. Isso é importante para garantir a boa circulação sangüínea nos membros superiores.
No Chão
Pés cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da coluna. Apoie a planta dos pés no chão, permitindo que eles fiquem retos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os pés. Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.
Parada Obrigatória
É saudável estipular períodos de descanso para a vista. Para cada 2 horas de trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de serviço.
Ambiente Agradável
Ao trabalhar, evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes próximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor.
Passeios Esporádicos
Por mais correta que seja sua postura, a pressão sobre os discos lombares aumenta em até 30% quando você está sentado. A Nasa realizou uma serie de estudos com gravidade zero e descobriu que um corpo em descanso posiciona-se entre o estado de sentar e o de deitar. Como não existe uma fórmula exata, os especialistas aconselham que cada profissional escolha a postura que mais lhe agrade com coerência, é claro. Aliado a isso, eles dizem que sentar de uma maneira segura se resume em levantar-se de vez em quando.
Teclados Ergonômicos
Não se empolgue com a bela aparência desses periféricos. Prefira os modelos com suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nível físico do teclado – nunca abaixo.
Esforço Repetitivo
Dores nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigamento dos dedos são os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo, doença crônica que atinge ombros, braços, pulsos e mãos. Nunca ignore os possíveis sintomas. Deixar para lá pode ser muito pior.
Luz
A iluminação precisa ser controlada para não se sobrepor à tela ou produzir reflexos indesejados. Dê preferência aos lustres com ajuste manual. Confira se a luminosidade está adequada: olhe para a tela do micro – não pode haver pontos de luz notáveis atrás ou ao redor dela.
Pernas Livres
Uma mesa de trabalho inadequada pode causar dores na nuca, nas costas e na cabeça. Considere a utilização de um móvel que permita bom espaço para movimentação das pernas e ofereça altura suficiente para posicionar o teclado de forma correta – aproximadamente 70 centímetros do chão.
Fadiga
Distancie seus olhos do monitor a cada 10 minutos, focalizando-os o mais longe possível durante 5 segundos. Esse procedimento minimiza a fadiga ocular.
O Poder do Mouse
Quando você utiliza o mouse, movimenta os músculos mais fortes do ombro e dos braços. Por isso, tenha cautela ao manusear o periférico. Não use força para clicar ou mover o mouse; mantenha o pulso numa posição neutra; altere a postura das mãos durante o trabalho.

Fonte: http://utildoinutil.wordpress.com/2008/10/02/cuidado-com-a-postura-ao-usar-o-computador/

DICIONÁRIO BÁSICO DE INFORMÁTICA
Anti-Virus
Programa instalado para detectar e eliminar vírus do computador.
Aplicativos
Programas utilizados para um fim específico. Ex: Para escrever um ofício uso o Editor de textos Word ou Writer, para desenvolver uma planilha o Calc ou o Excell, para editar imagens outro aplicativo e assim por diante.
Arquivo
São dados criados por aplicativos que podem ser gravados em dispositivos de armazenamento.
Backup
Cópia de segurança de algum documento.
Bit
Menor unidade de informação representado por 0 ou 1
Byte
Equivale a 8 bits ou um caracter
Cache
Local no disco rígido onde se armazenam temporariamente os arquivos transferidos quando se carrega uma página Web. Ao se retornar para a mesma página, o navegador pode buscá-la no cache, em vez de ir até o servidor original novamente, poupando tempo e reduzindo o tráfego na Internet.
CD-R
Tipo de CD que pode ser gravado com o auxílio de um drive especial. Geralmente usado para fazer backup de dados e programas.
Chat
Conversa em tempo real através da Internet.
Conectividade
O termo refere-se às redes de comunicação ou ao ato de comunicar (entre computadores e terminais).
Correio Eletrônico (E-Mail)
Programa que permite trocar mensagens entre usuários. Não é necessário que o destinatário esteja conectado à Internet no momento em que a mensagem for enviada.
Download
Transferir algum arquivo disponível na Internet, para o computador que está usando.
Drive
Dispositivo eletromecânico de entrada e saída, capaz de ler e gravar informações em mídias;
Driver
é um software que permite que o computador se comunique com o hardware ou com os dispositivos. Sem um software de driver, o hardware conectado —por exemplo, uma placa de vídeo ou impressora— não funcionará corretamente.
Endereço de e-mail
Caixa postal para troca de mensagens na Rede. É o endereço para onde devem ser enviadas as mensagens. O endereço de e-mail é formado pelo nome de usuário (username ou apelido) e o nome de domínio a que ele pertence. Por exemplo: joao@uol.com.br. Neste exemplo, joao é o apelido que o usuário escolheu para utilizar no Universo Online. E uol.com.br é o nome de domínio do UOL.
Floppy
Nome Técnico dado ao Drive de Disquete.
Formatar
Apagar absolutamente tudo que se encontra em uma mídia de armazenamento.
Fórum
Termo genérico para grupo de discussão.
Hardware
Todas as peças e placas (físico), possível pegar ou tocar.
HD
Disco Rígido onde são armazenadas as informações do computador
Hipertexto
Forma como foi elaborado um documento onde algumas palavras e/ou imagens são links para outros textos e/ou imagens. Os exemplos mais clássicos são as home pages e as ajudas (help) disponíveis em qualquer programa.
Home-Page
Termo usado a primeira página hipermídia de um site. Hoje virou sinônimo de qualquer arquivo em formato HTML disponível na Internet.
Internet
Rede de computadores de alcance mundial, conectada através do protocolo IP.
IP
Internet protocol. Protocolo em que a Internet se baseia.
Link
Parte de um texto destacado que contém outras informações embutidas.
Login
Abrir a conta com nome de usuário e senha.
Memória
Dispositivo de armazenamento temporário que auxilia no funcionamento do sistema.
Modem
Aparelho ou placa que, acoplado ao computador, permite que se estabeleça comunicação de dados através de linhas telefônicas.
Multimídia
O termo multimídia é utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário. Para ser mais preciso, utiliza-se também o termo multimídia interativa.
Offline
Não conectado
Online
Termo utilizado para descrever a condição de estar conectado a uma rede de computadores ou outros dispositivos. O termo é usado, em geral, para descrever alguém que está conectado à Internet.
Pendrive
Pequeno Dispositivo de armazenamento de dados parecido com chaveiro onde os dados podem ser gravados e apagados constantemente, com ele pode-se transportar dados como músicas, vídeos, programas, fotos, etc... Sua capacidade vária, os mais comuns são de 1GB até 16 Gb
Rede
Uma rede de computadores (Network) é simplesmente dois ou mais computadores ligados um no outro, permitindo compartilhar não só arquivos de dados e programas (softwares), mas também hardware, como impressoras e outros periféricos (scanner, unidade de gravação externa...)
Reset
Reiniciar algo
Scanner
Equipamento (hardware), que ligado a um computador permite fazer cópias de imagens e textos impressos, para o formato de arquivo digital.
Sistema Operacional
Programa que torna possível a execução de todas as tarefas no computador, principal programa do computador como Windows, Linux, etc...
Site
Conjunto de home pages
Softwares
Todos os Programas e Sistemas (lógico) instalados no computador, só é possível ver e usar, não é possível pegar.
Terminais
Dispositivo ligado a uma rede computadorizada que permite enviar e receber dados utilizando-se um teclado e um monitor (terminal de autoatendimento)
WWW
World Wide Web ou Rede de Abrangência Mundial. Conjunto de protocolos que oferece a possibilidade de criação de documentos e páginas hipermídia (textos, som, imagens e vídeo).
ZIP
Sistema de compactação de arquivos.

Sites pesquisados:
http://www.correioescola.com.br/internet.html
http://tecnologia.uol.com.br/dicionarios/dicionario-c.jhtm
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/What-is-a-driver
winexperience.wordpress.com/glossrio/
http://speedyhardware.blogspot.com/2009/04/termos-e-significados.html
http://www.aulete.com.br/

Dicas site SEE
Clique no link abaixo para conferir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário