FACILIDADES DO GOOGLE
O Google é, sem dúvida, a máquina de busca mais usada no mundo atual. Além de ser acessado para a realização de pesquisas por estudantes, professores e usuários diversos, auxilia algumas instituições e autoridades em buscas de dados que contribuam com a elaboração de soluções para assuntos de grande repercussão.
As diversas opções de filtrar informações e o recurso de “pesquisa avançada” fornecem resultados mais precisos, poupando nosso tempo de busca.
Relacionei algumas dicas que podem nos auxiliar nas pesquisas do dia a dia:
- Digitar o termo que deseja pesquisar, espaço e filetype:pdf para encontrar arquivos com outras extensões:dinâmicas filetype:pdf
- Pesquisar um assunto em sites de um determinado domínio:ensino fundamental site:mec.gov.br
- Para restringir a busca em documentos que contenham assuntos relacionados apenas ao termo procurado, digite o termo entre aspas:"Artesanato do Vale do Jequitinhonha";
- Caso queira procurar por um assunto com exceção de uma categoria:Jogos escolares -infantis
- Para pesquisas alguns termos semelhantes utilize o ~:~cidadania
- Para pesquisar alguns conceitos e definições de termos em enciclopédias ou glossários online:Define: educação
- O google não é sensível a busca por letras maiúsculas, minúsculas ou palavras acentuadas.
- Podemos utilizar a opção OR para pesquisar sites com uma ou outra palavra:
trabalho OR serviço - Podemos realizar cálculos utilizando os sinais +, -, /, * e ( como uma calculadora normal:(2 ((2 * 3) + 4 - 2)) – 10
- Quando preciso encontrar determinado dado em um intervalo de tempo, basta digitar o que procuro e dois pontos entre o primeiro e o segundo intervalo:melhores filmes 2004..2009
- Para buscar por determinadas palavras em um local específico:
inurl:interação - buscar por interação no endereço da página;
intitle:interação - buscar por interação nos títulos;
intext:interação - buscar por interação nos textos.
Fonte: http://www.umpedacinhodasgerais.blogspot.com/
Digitação
Fonte: http://utildoinutil.wordpress.com/2008/10/02/cuidado-com-a-postura-ao-usar-o-computador/
http://tecnologia.uol.com.br/dicionarios/dicionario-c.jhtm
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/What-is-a-driver
winexperience.wordpress.com/glossrio/
http://speedyhardware.blogspot.com/2009/04/termos-e-significados.html
http://www.aulete.com.br/
PASSOS PARA COMPARTILHAR DOCUMENTOS NO GOOGLE DOCS
Google Docs: recurso que possibilita a realização de atividades com documentos de forma compartilhada; uma alternativa que favorece o trabalho coletivo e a troca de conhecimentos, entre outras vantagens: os alunos podem efetuar alterações nos documentos em tempo real, não ocupa espaço no HD e os
arquivos são armazenados com segurança; possibilidade de consultar os arquivos em qualquer computador que tenha acesso a internet, além de ser um serviço gratuito.
- Compartilhar documentos:1. Acesse o Google;2. Clique no link mais e em Docs;3. Faça o login;4. Clique em upload (carregamento) para buscar o(s) arquivo(s);5. Clique em Select files to upload (selecione os arquivos para o carregamento);6. Clique em start upload (iniciar carregamento);7. Ao finalizar o upload clique em back to Google docs (regressar ao google docs);8. Clique com o botão direito sobre o arquivo que deseja compartilhar, clique em share, (compartilhar) depois, em sharing settings (definições de partilha) para configurar o compartilhamento.9. Permissões:10. Private - Only the people listed below can access (somente as pessoas abaixo podem acessar)a. Digite os e-mails abaixo de Add People;b. Marque a opção can edit (pode editar) ou can view (pode ver)c. Há possibilidade de digitar uma mensagem para enviar junto ao documento compartilhado;d. Clique em share (compartilhar) e close (fechar)e. Caso tenha permitido a edição do documento compartilhado, todos que o receberem poderão fazer modificações e as mesmas serão salvas e compartilhadas automaticamente.11. Public on the web - Anyone on the Internet can find and view (Público na web - Qualquer pessoa na Internet pode localizar e visualizar);a. Clique em change (mudança);b. Marque a opção public on the web (público na Web);i. Ainda, se desejar, pode permitir que qualquer pessoa acesse e altere, marcando a opção: Allow anyone to edit (no sign-in required).c. Clique em salvar;d. Copie o link que aparece selecionado e clique em close (fechar)e. Para inserir o documento compartilhado no blog:i. Crie uma postagem ou uma páginaii. Clique na ferramenta linkiii. No endereço da web cole o link copiadoiv. No texto a ser exibido digite o nome do arquivov. Clique em ok e em publicar página ou postagem.
Confira outras vantagens de utilizar o Google Docs acessando o site abaixo:
http://comunidade.bemsimples.com/tecnologia/w/tecnologia/Confira-as-vantagens-de-se-usar-Google-Docs.aspx
ARQUIVOS COMPARTILHADOS:
RPG - Ultrapassando barreiras
Projeto Estimulando talentos
Projeto Pedagógico
TCC - Recursos midiáticos como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem
Apostila Blogger
ARQUIVOS COMPARTILHADOS:
RPG - Ultrapassando barreiras
Projeto Estimulando talentos
Projeto Pedagógico
TCC - Recursos midiáticos como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem
Apostila Blogger
CUIDADOS COM A POSTURA AO USAR O COMPUTADOR
Digitação
Na digitação evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, procure realizar uma digitação suave; conserve as mãos retas.
Conforto para os olhos
Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelão sobre ele. Ou, então, compre uma proteção antiofuscante, também conhecida por protetor de tela.
De olho na tela
A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.
Conforto para o corpo
Quando você esta de pé, seu peso é distribuído pela coluna lombar, favorecendo o equilíbrio do corpo. Permanecendo horas sentado, sua coluna recebe uma dose de esforço extra. Nesse caso, procure manter a curva natural das costas (em formato de S). Uma boa dica: coloque um travesseiro na parte inferior da coluna para ajustar a curva lombar.
Atenção com a cabeça e o pescoço
As dores de coluna estão, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da cabeça e do pescoço. Para reduzir as chances de lesões na cabeça e no pescoço, evite torcê-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, também, um suporte de papéis para eliminar movimentos laterais com a cabeça.
Capriche na cadeira
Priorize a compra de uma cadeira confortável, ótimo acessório para minimizar o estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustável (para frente e para trás), que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a região lombar, descanso de braço com almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas.
Boa Circulação
Digite com os braços formando um ângulo de 90 graus. Isso é importante para garantir a boa circulação sangüínea nos membros superiores.
No Chão
Pés cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da coluna. Apoie a planta dos pés no chão, permitindo que eles fiquem retos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os pés. Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.
Parada Obrigatória
É saudável estipular períodos de descanso para a vista. Para cada 2 horas de trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de serviço.
Ambiente Agradável
Ao trabalhar, evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes próximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor.
Passeios Esporádicos
Por mais correta que seja sua postura, a pressão sobre os discos lombares aumenta em até 30% quando você está sentado. A Nasa realizou uma serie de estudos com gravidade zero e descobriu que um corpo em descanso posiciona-se entre o estado de sentar e o de deitar. Como não existe uma fórmula exata, os especialistas aconselham que cada profissional escolha a postura que mais lhe agrade com coerência, é claro. Aliado a isso, eles dizem que sentar de uma maneira segura se resume em levantar-se de vez em quando.
Teclados Ergonômicos
Não se empolgue com a bela aparência desses periféricos. Prefira os modelos com suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nível físico do teclado – nunca abaixo.
Esforço Repetitivo
Dores nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigamento dos dedos são os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo, doença crônica que atinge ombros, braços, pulsos e mãos. Nunca ignore os possíveis sintomas. Deixar para lá pode ser muito pior.
Luz
A iluminação precisa ser controlada para não se sobrepor à tela ou produzir reflexos indesejados. Dê preferência aos lustres com ajuste manual. Confira se a luminosidade está adequada: olhe para a tela do micro – não pode haver pontos de luz notáveis atrás ou ao redor dela.
Pernas Livres
Uma mesa de trabalho inadequada pode causar dores na nuca, nas costas e na cabeça. Considere a utilização de um móvel que permita bom espaço para movimentação das pernas e ofereça altura suficiente para posicionar o teclado de forma correta – aproximadamente 70 centímetros do chão.
Fadiga
Distancie seus olhos do monitor a cada 10 minutos, focalizando-os o mais longe possível durante 5 segundos. Esse procedimento minimiza a fadiga ocular.
O Poder do Mouse
Quando você utiliza o mouse, movimenta os músculos mais fortes do ombro e dos braços. Por isso, tenha cautela ao manusear o periférico. Não use força para clicar ou mover o mouse; mantenha o pulso numa posição neutra; altere a postura das mãos durante o trabalho.
Fonte: http://utildoinutil.wordpress.com/2008/10/02/cuidado-com-a-postura-ao-usar-o-computador/
DICIONÁRIO BÁSICO DE INFORMÁTICA | |
Anti-Virus | Programa instalado para detectar e eliminar vírus do computador. |
Aplicativos | Programas utilizados para um fim específico. Ex: Para escrever um ofício uso o Editor de textos Word ou Writer, para desenvolver uma planilha o Calc ou o Excell, para editar imagens outro aplicativo e assim por diante. |
Arquivo | São dados criados por aplicativos que podem ser gravados em dispositivos de armazenamento. |
Backup | Cópia de segurança de algum documento. |
Bit | Menor unidade de informação representado por 0 ou 1 |
Byte | Equivale a 8 bits ou um caracter |
Cache | Local no disco rígido onde se armazenam temporariamente os arquivos transferidos quando se carrega uma página Web. Ao se retornar para a mesma página, o navegador pode buscá-la no cache, em vez de ir até o servidor original novamente, poupando tempo e reduzindo o tráfego na Internet. |
CD-R | Tipo de CD que pode ser gravado com o auxílio de um drive especial. Geralmente usado para fazer backup de dados e programas. |
Chat | Conversa em tempo real através da Internet. |
Conectividade | O termo refere-se às redes de comunicação ou ao ato de comunicar (entre computadores e terminais). |
Correio Eletrônico (E-Mail) | Programa que permite trocar mensagens entre usuários. Não é necessário que o destinatário esteja conectado à Internet no momento em que a mensagem for enviada. |
Download | Transferir algum arquivo disponível na Internet, para o computador que está usando. |
Drive | Dispositivo eletromecânico de entrada e saída, capaz de ler e gravar informações em mídias; |
Driver | é um software que permite que o computador se comunique com o hardware ou com os dispositivos. Sem um software de driver, o hardware conectado —por exemplo, uma placa de vídeo ou impressora— não funcionará corretamente. |
Endereço de e-mail | Caixa postal para troca de mensagens na Rede. É o endereço para onde devem ser enviadas as mensagens. O endereço de e-mail é formado pelo nome de usuário (username ou apelido) e o nome de domínio a que ele pertence. Por exemplo: joao@uol.com.br. Neste exemplo, joao é o apelido que o usuário escolheu para utilizar no Universo Online. E uol.com.br é o nome de domínio do UOL. |
Floppy | Nome Técnico dado ao Drive de Disquete. |
Formatar | Apagar absolutamente tudo que se encontra em uma mídia de armazenamento. |
Fórum | Termo genérico para grupo de discussão. |
Hardware | Todas as peças e placas (físico), possível pegar ou tocar. |
HD | Disco Rígido onde são armazenadas as informações do computador |
Hipertexto | Forma como foi elaborado um documento onde algumas palavras e/ou imagens são links para outros textos e/ou imagens. Os exemplos mais clássicos são as home pages e as ajudas (help) disponíveis em qualquer programa. |
Home-Page | Termo usado a primeira página hipermídia de um site. Hoje virou sinônimo de qualquer arquivo em formato HTML disponível na Internet. |
Internet | Rede de computadores de alcance mundial, conectada através do protocolo IP. |
IP | Internet protocol. Protocolo em que a Internet se baseia. |
Link | Parte de um texto destacado que contém outras informações embutidas. |
Login | Abrir a conta com nome de usuário e senha. |
Memória | Dispositivo de armazenamento temporário que auxilia no funcionamento do sistema. |
Modem | Aparelho ou placa que, acoplado ao computador, permite que se estabeleça comunicação de dados através de linhas telefônicas. |
Multimídia | O termo multimídia é utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário. Para ser mais preciso, utiliza-se também o termo multimídia interativa. |
Offline | Não conectado |
Online | Termo utilizado para descrever a condição de estar conectado a uma rede de computadores ou outros dispositivos. O termo é usado, em geral, para descrever alguém que está conectado à Internet. |
Pendrive | Pequeno Dispositivo de armazenamento de dados parecido com chaveiro onde os dados podem ser gravados e apagados constantemente, com ele pode-se transportar dados como músicas, vídeos, programas, fotos, etc... Sua capacidade vária, os mais comuns são de 1GB até 16 Gb |
Rede | Uma rede de computadores (Network) é simplesmente dois ou mais computadores ligados um no outro, permitindo compartilhar não só arquivos de dados e programas (softwares), mas também hardware, como impressoras e outros periféricos (scanner, unidade de gravação externa...) |
Reset | Reiniciar algo |
Scanner | Equipamento (hardware), que ligado a um computador permite fazer cópias de imagens e textos impressos, para o formato de arquivo digital. |
Sistema Operacional | Programa que torna possível a execução de todas as tarefas no computador, principal programa do computador como Windows, Linux, etc... |
Site | Conjunto de home pages |
Softwares | Todos os Programas e Sistemas (lógico) instalados no computador, só é possível ver e usar, não é possível pegar. |
Terminais | Dispositivo ligado a uma rede computadorizada que permite enviar e receber dados utilizando-se um teclado e um monitor (terminal de autoatendimento) |
WWW | World Wide Web ou Rede de Abrangência Mundial. Conjunto de protocolos que oferece a possibilidade de criação de documentos e páginas hipermídia (textos, som, imagens e vídeo). |
ZIP | Sistema de compactação de arquivos. |
Sites pesquisados:
http://www.correioescola.com.br/internet.htmlhttp://tecnologia.uol.com.br/dicionarios/dicionario-c.jhtm
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/What-is-a-driver
winexperience.wordpress.com/glossrio/
http://speedyhardware.blogspot.com/2009/04/termos-e-significados.html
http://www.aulete.com.br/
Dicas site SEE
Nenhum comentário:
Postar um comentário