domingo, 10 de abril de 2011

Didática e Tecnologia


Selecionei o artigo "Didática e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação" escrito por Márcia Rodrigues dos Santos - Especialista em Psicopedagogia, Consultora- Pedagógica Sênior da Vitae Futurekids, Profª Universitária, por considerá-lo pertinente e esclarecedor quanto aos assuntos abordados neste curso de blog.



"Começo este artigo fazendo um questionamento aos professores:

Será que é possível trabalhar a Didática junto à Tecnologia e tudo que esta representa numa situação de aprendizagem?

Percebe-se que existe certo desconforto quando se fala em didática e prática com o uso de tecnologias em sala de aula. Isso se deve por muitos professores acreditarem que este uso provocará indisciplina e poderá também prejudicar a criatividade e espontaneidade do aluno, e talvez por não dominarem totalmente a arte da tecnologia.

Tudo depende..."


Leia na íntegra 

30 comentários:

  1. O texto é interessante e condiz com a realidade de nossas escolas. Para tanto é necessário mudar a postura dos profissionais em educação. Às vezes deparamos com alunos mais inteirados com a tecnologia do que o próprio professor.
    Como seria prazeroso se tivessemos essa junção: didática e tecnologia!

    ResponderExcluir
  2. A consultora nos leva a fazer algumas reconsiderações no nosso modo de ensinar, mas também nos estimila a querer mudar.
    Porém o governo nos oferece muitas oportunidades, contudo não nos permite condições para tais oportunidades.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Silvana. Vamos divulgar esta idéia.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Érika. Pelo que conversamos durante a capacitação eu imagino que se refere ao fato de muitos professores não terem como participar do curso pela falta de tempo disponível(por não serem liberados das suas atividades durante o curso), também, por alguns laboratórios não terem espaço suficiente para atender todos os alunos de uma turma e outros detalhes que dificultam a implantação desta nova forma de trabalho.

    Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance e batalhar para conquistarmos as mudanças necessárias.

    ResponderExcluir
  5. É de muita relevância discutir sobre como a tecnologia pode favorecer um ambiente escolar mais prazeroso para o educando. No entanto é sabido que um dos fatores que mais impedem o uso tecnológico na escola é o grande número de alunos na sala de aula. Muitas vezes, a quantidade de computadores na sala de informática da escola não comporta o número de alunos. Fato que se o professor for fazer uso desse recurso, deve deixar a metade da turma com outra professora e também deixar outra atividade, e isso vai acontecendo num processo de rodízio. Isso dá certo sempre? Nem tanto. Outro fator que fortalece a recusa do professor, comentado no texto, é a indisciplina. Realmente,agrupar muitos alunos apenas num computador acaba por levar à ociosidade de alguns e também ao desinteresse. Entendo o uso do computador como um recurso grandioso e fascinante para o aluno. Por isso, também é urgente que se pense numa proposta que favoreça um aprendizado estimulante para além das pesquisas "coladas" e não lidas pelos alunos na internet. Existem propostas que estão chegando aos professores através de cursos. E participar desses cursos que capacitam o professor, diminui a distância que existe entre as oportunidades que aluno tem fora do espaço escolar.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, Martinha. Infelizmente, nem toda escola conta com um laboratório adequado. Sugiro elaborarem um documento relatando as dificuldades encontradas. Poderei levá-lo ao conhecimento do órgão responsável.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dessa idéia de acompanhar na educação as mudanças dentro das novas tecnologias.Nós educadores não podemos ficar parados diantes dos obstáculos que surgem,devemos sim ultrapassa-los para alcançar o nosso objetivo.É possível sim trabalhar a didática junto a tecnologia.Concordo sim que é função da educação, propiciar ao aluno,um mundo de possibilidades,um mundo de conhecimentos,no qual não existam fronteiras;más para que isso aconteça nós professores devemos abraçar e colocar em prática essas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  8. Nós, enquanto educadores temos que procurar o "novo", mudanças na maneira de inovar.
    Mas enfrentamos várias dificuldades,obstáculos que nem sempre conseguimos solucionar.
    Não podemos desistir.Temos que acompanhar a era da tecnologia.
    Sabemos que é difícil, mas vamos continuar tentando, até fazer a educação valer a pena.

    ResponderExcluir
  9. O texto da Márcia Rodrigues dos Santos nos dá uma idéia da enorme resistência que há por parte de alguns educadores no uso das tecnologias. Tudo relatado acima é a mais pura verdade. E aquele que consegue unir a didática e a tecnologia consegue feitos extraordinários na área da educação.

    ResponderExcluir
  10. Educação como Transformação.
    Bom, o texto , enfatiza as mudanças que ocorre no ensino, e, depende de cada educador fazer uso da tecnologia como ferramenta na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Este artigo é bastante interessante. Seria ótimo se todos os professores usassem as tecnologias para preparar suas aulas, mas o principal problema não é esse. Sabe-se que nem todas as escolas estão equipadas para o uso das novas tecnologias. Na verdade o acesso a tecnologia ainda não é uma realidade de todas as instituições de ensino. Enfim as dificuldades sempre existirão, mas não há nenhuma dificuldade que não possa ser superada quando há força de vontade.
    Abraços
    Cida Gonçalves

    ResponderExcluir
  12. Na educação tudo que se aprende é válido. desde que seja feita com sinceridade, com respeito, com a ajuda de todos e levando a sério aquilo que se pretende.
    A educação anda de mãos dadas com vários elementos, inclusive a informática que é um meio hoje em dia mais atualizado para que façamos tudo com perfeição.

    ResponderExcluir
  13. “Sabemos que é difícil, mas vamos continuar tentando, até fazer a educação valer.”
    Que bom, Creildes. A persistência é uma característica dos vencedores.
    ______________________________________________
    Com certeza, Vladir. Utilizar os recursos tecnológicos de forma pedagógica é um grande desafio que pode minimizar muitos problemas no ensino-aprendizagem.
    _____________________________________________
    Concordo com você, Cida. A força de vontade já é um grande passo para as mudanças necessárias.
    ________________________________________________
    É verdade, Eliane, aprender é sempre bom. São muitas informações e muitos recursos disponíveis.

    ResponderExcluir
  14. Tudo que vem para acrescentar o conhecimento, é válido.Na educação é sempre Bem Vindo.

    ResponderExcluir
  15. Concordo, Glorinha! Devemos aceitar as boas idéias.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia prezados colegas educadores de Araçuaí,

    Parabéns pela escolha do texto. A reflexão sobre o uso da tecnologia como instrumento pedagógico é muito importante. Adoramos o blog.

    Abraços,
    --
    Equipe Pedagógica - NTE Ponte Nova

    "O ensino deve permitir que brilhe,
    com o máximo de intensidade,
    a luz que cada ser humano porta dentro de si."
    Paulo Freire

    http://ntepontenova.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, Equipe Ponte Nova.

    Ficamos felizes por terem gostado.

    Abraços

    Equipe Pedagógica - NTE Araçuaí.

    ResponderExcluir
  18. Matéria com muito conhecimento e apropriação.É claro e notório a importância do uso das tecnologias no nosso cotidiano e principalmente na sala de aula.Faz-se necessário o domínio do professor no uso da tecnologia para que assim ele possa repassar a seus alunos com sabedoria.Essa ferramenta só será bem compreendida,trazendo resultados se bem aplicada.

    ResponderExcluir
  19. Com certeza, Leilia.
    A utilização adequada dos recursos tecnológicos é de fundamental importância para que o objetivo da aprendizagem seja alcançado.
    Abraços.
    Cida

    ResponderExcluir
  20. O Tema Tecnologia na Educação é de fundamental importância no mundo atual.Desde que o professor atinja objetivos propostos.

    Lucianny/Taiobeiras

    ResponderExcluir
  21. É muito interessante conciliarmos a didáica com a tecnologia e ,com isso consequentemente vamos obter o melhor resultado.
    Lucas Santa Cruz De Salinas.

    ResponderExcluir
  22. Pensamento corretíssimo, Lucianny.
    As tecnologias devem ser utilizadas como forma de facilitar o trabalho do professor com foco no processo ensino-aprendizagem.
    Abraços
    Cida

    ResponderExcluir
  23. Sem dúvida, Lucas. trabalhando estas duas questões o professor terá uma grande chance de melhorar o resultado.
    Abraços
    Cida

    ResponderExcluir
  24. O artigo é realmente importante pois mostra que há necessidade de inovarmos a nossa prática pedagógica, e um dos caminhos são os recursos tecnológicos, mas devemos ser criteriosos e termos bem definido os objetivos ao usarmos tais recursos.
    Abraços
    Mirtes
    Santa Cruz de Salinas

    ResponderExcluir
  25. Acho que tudo que tentamos para o melhor da educação é válido, pois é nas tentativas que teremos a reposta. Precisamos utilizar mais esse recurso.

    ResponderExcluir
  26. Certo, Mirtes.

    A utilização destes recursos deve acontecer de forma planejada.

    Abraços

    Cida

    ResponderExcluir
  27. Concordo com você, Eliana.
    O importante é buscar soluções.

    Abraços

    Cida

    ResponderExcluir
  28. É importante a aliança da didática com a tecnologia,para que nossas crianças tenham uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  29. É um grande desafio para nós educadores conciliar didática e tecnologia. No entanto, não podemos permanecer estáticos diante de tantas mudanças, precisamos procurar conhecer melhor esses novos recursos, para podernos inovar e utilizá-los satisfatoriamente em sala de aula.

    ResponderExcluir
  30. Sônia e Renata,

    Muito interessante o comentário de vocês, continuem contribuindo.

    Abraços

    Cida

    ResponderExcluir