terça-feira, 16 de julho de 2013

CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM INOVADORA


José Manuel Moran
Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância
Parte do Texto publicado no livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, 15ª ed.
SP: Papirus, 2009, p.22-24

Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial.
Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido.
Aprendemos quando descobrimos novas dimensões de significação que antes se nos escapavam, quando vamos ampliando o círculo de compreensão do que nos rodeia, quando como numa cebola, vamos descascando novas camadas que antes permaneciam ocultas à nossa percepção, o que nos faz perceber de uma outra forma. Aprendemos mais quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática; quando ambas se alimentam mutuamente.
Aprendemos quando equilibramos e integramos o sensorial, o racional, o emocional, o ético, o pessoal e o social.
Aprendemos pelo pensamento divergente, através da tensão, da busca e pela convergência – pela organização, integração.
Aprendemos pela concentração em temas ou objetivos definidos ou pela atenção difusa, quando estamos de antenas ligadas, atentos ao que acontece ao nosso lado, quando perguntamos, questionamos.
Aprendemos quando interagimos com os outros e o mundo e depois, quando interiorizamos, quando nos voltamos para dentro, fazendo nossa própria síntese, nosso reencontro do mundo exterior com a nossa reelaboração pessoal.

Mensagem utilizada no dia 04/06/2013
SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
SRE de Araçuaí – Núcleo Tecnológico Educacional - NTE


Fonte:
http://www.eca.usp.br/moran/camin.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário