terça-feira, 23 de julho de 2013

Novas Metodologias propostas por Moran

José Manuel Moran propõe novas metodologias para a educação básica e superior, presencial e a distância, com o apoio das tecnologias atuais. Ele afirma que "A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação a distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação."

Conheça suas principais reflexões, neste sentido, acessando os links abaixo:

Educação Humanista Inovadora

A integração das tecnologias na educação

terça-feira, 16 de julho de 2013

Oficina Linux Educacional

Oficina Linux Educacional realizada pelo NTE, visando preparar os docentes para a utilização pedagógica dos recursos apresentados.

Araçuaí:
EE Arthur Berganholi, EE Bom Jesus da Aguada Nova, EE Dom José de Haas, EE Fazenda Diamantino, EE Frei Rogato, EE Isaltina Cajubi Fulgêncio e EE Terezinha Gonçalves dos Santos.




Berilo:
EE de Porto, EE de Berilo, EE Santo Isidoro, EE Nossa Sra Aparecida, EE Prof. Jason de Morais, EE Ribeirão do Altar e CESEC São Geraldo.


Medina e Comercinho:
CESEC Nanete Antunes Guimarães, EE São Francisco, EE Aníbal Melo, EE Dr. Horaciano Souza, EE Luiz Tanure, EE Max Machado, EE Monsenhor Manoel, EE Prof. Querubim Cirino de Matos, PECON de Comercinho, EE Fernando da Costa Amaral e EE Alphonsus de Guimaraens,


Chapada do Norte:
EE José Rodrigues Figueiredo, EE Monsenhor Mendes, EE Profa Maria Gomes da Silva, EE Inhô Figueiredo, EE Zé de Calu.




Jenipapo de Minas:
EE Antônio Ramalho Mota, EE Nossa Sra de Fátima EE Pe Willy.







Francisco Badaró:
CESEC Francisco Borges de Souza
EE Cônego Figueiró, EE Pres. Juscelino Kubitschek, EE São Sebastião.



CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM INOVADORA


José Manuel Moran
Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância
Parte do Texto publicado no livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, 15ª ed.
SP: Papirus, 2009, p.22-24

Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial.
Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido.
Aprendemos quando descobrimos novas dimensões de significação que antes se nos escapavam, quando vamos ampliando o círculo de compreensão do que nos rodeia, quando como numa cebola, vamos descascando novas camadas que antes permaneciam ocultas à nossa percepção, o que nos faz perceber de uma outra forma. Aprendemos mais quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática; quando ambas se alimentam mutuamente.
Aprendemos quando equilibramos e integramos o sensorial, o racional, o emocional, o ético, o pessoal e o social.
Aprendemos pelo pensamento divergente, através da tensão, da busca e pela convergência – pela organização, integração.
Aprendemos pela concentração em temas ou objetivos definidos ou pela atenção difusa, quando estamos de antenas ligadas, atentos ao que acontece ao nosso lado, quando perguntamos, questionamos.
Aprendemos quando interagimos com os outros e o mundo e depois, quando interiorizamos, quando nos voltamos para dentro, fazendo nossa própria síntese, nosso reencontro do mundo exterior com a nossa reelaboração pessoal.

Mensagem utilizada no dia 04/06/2013
SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
SRE de Araçuaí – Núcleo Tecnológico Educacional - NTE


Fonte:
http://www.eca.usp.br/moran/camin.htm

terça-feira, 9 de julho de 2013

Sensibilização sobre o uso das TICs nas escolas

Sensibilização realizada na SRE de Araçuaí no dia 04/06/2013

O Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí, realizou, em 04 de junho de 2012, uma sensibilização sobre a importância da utilização das TICs nas escolas. O encontro foi direcionado aos diretores das escolas estaduais, pela importância do envolvimento destes como articuladores e facilitadores para a efetivação da questão mencionada.

O processo ensino-aprendizagem sofreu modificações ao longo dos anos. Era caracterizado pela postura passiva dos alunos e atitude rígida dos docentes, que conseguiam manter a ordem e transmitir conhecimento, apesar de não terem acesso aos recursos tecnológicos existentes nos dias atuais.

Com o advento das tecnologias, a facilidade de acesso ao celular, câmeras digitais, computadores, entre outros recursos tecnológicos, o ensino tradicional já não atende mais os interesses do aluno, que desenvolveu um perfil ativo, inquieto, curioso e questionador. O conteúdo a ser trabalhado e a didática do professor são indiscutivelmente importantes; porém, insuficientes. É necessário planejar ações estratégicas que atraiam o interesse do aluno e melhorem a qualidade do  ensino. Neste contexto, as inúmeras ferramentas e aplicativos existentes no mundo das tecnologias podem facilitar o processo.

Além da questão mencionada, a grande quantidade de informações disponíveis necessita da mediação do professor na preparação de pessoas que sejam capazes de tomar iniciativas, buscar informações, interpretar e analisar, filtrando as que, de fato, irão contribuir de forma significativa, com a sua formação.

A equipe pedagógica do NTE, através das capacitações realizadas nas redes públicas de ensino, objetiva proporcionar aos profissionais da educação o suporte necessário para a incorporação das tecnologias da informação e comunicação à prática pedagógica.

De volta ao Blog do NTE

Estamos de volta ao Blog do NTE, após ficarmos algum tempo sem realizar postagens, devido o acúmulo de trabalho no setor.

Essas capacitações foram realizadas em 2012, nos municípios de José Gonçalves de Minas e Itaobim.